segunda-feira, 9 de junho de 2014

Vaticano autoriza ordenação de Diáconos permanentes em San Cristóbal de Las Casas. Cem diáconos, só para começar.

Foi durante a repercussão de uma sugestiva conversa entre D. Erwin Krautler e o Papa Francisco que a questão da diocese de San Cristóbal de Las Casas, México, ressurgiu. Segundo D. Krautler "o mesmo Papa me falou de uma diocese no México, em que cada comunidade tinha um diácono, porém, muitas não tinham nenhum sacerdote. Havia 300 diáconos ali que, naturalmente, não podiam celebrar a Eucaristia. A questão era como as coisas poderiam continuar nessa tal situação". Como bem recordou o blog "Fratres in Unum" - Bento XVI mesmo chegou a proibir oficialmente a ordenação de mais diáconos naquela diocese, pois via-se claramente que o propósito era promover o diaconato permanente em detrimento das vocações sacerdotais. Agora o Vaticano levanta sua proibição e permite que a diocese volte a ordenar diáconos permanentes em massa. Em seu blog pessoal, o bispo de San Cristóbal de Las Casas reporta que teve um encontro com Francisco em dezembro de 2013, durante a Ad Limina, onde pode expor e pedir ao Santo Padre o fim do embargo.

***


Diáconos indígenas da diocese mexicana



(La Jornada | Tradução Blogonicus) - O bispo da diocese local, Felipe Arizmendi Esquivel, informou que na assembleia diocesana ordinária anual efetuada de 2 à 6 de junho nesta cidade, se tomaram os "primeiros acordos" para retomar a ordenação de diáconos permanentes, suspendida há 14 anos por ordens do Vaticano.

Ele acrescentou que, durante a reunião, foi acordado que "deveríamos fazer um sério discernimento para ver quais candidatos estão suficientemente preparados e quantos são necessários nas paróquias, possíveis locais e datas para a ordenação."

Numa declaração, disse que "é um processo lento e cuidadoso e, talvez, até o final deste ano ou no início do outro, quando poderemos realizar as primeiras ordenações."

Em maio passado o Vaticano autorizou Arizmendi Esquivel a retomar a ordenação dos diáconos permanentes, 14 anos depois de terem interrompido afirmando que havia muitos desses ministros e poucos sacerdotes.

Arizmendi Esquivel afirmou que, quando tomou posse da diocese de San Cristobal em maio de 2000, no lugar do já aposentado bispo Samuel Ruiz Garcia "era grande a desproporção entre o número de diáconos (341) e o de sacerdotes (66), mas agora nós temos apenas 315 diáconos [!!!!] porque vários já morreram e muitos estão muito velhos e enfermos", além disso já há "98 sacerdotes, estão aumentando progressivamente os nativo de Chiapas, especialmente com o aumento das vocações indígenas".

Os bispos de San Cristobal e o Papa Francisco
em dezembro 2013
Ele disse que a diocese agora exige a ordenação de um pouco mais de 100 diáconos para atender às necessidades pastorais no território amplo em que vive uma maioria indígena.

Ele disse que na reunião ordinária participaram cerca de 300 pessoas, entre sacerdotes, religiosos e fiéis leigos das 58 paróquias, "todos nomeados para dar a sua palavra de avaliação e apresentar propostas para ser mais fiel ao projeto de Jesus".

Ele observou que, durante a reunião, que foi realizada no seminário da diocese "reinou o espírito de um grande esforço, muita fraternidade e honestidade sobre o que temos feito e o que nos falta. Houve muitas propostas para continuar a colocar em prática o que nos mostra o nosso III Sínodo Diocesano, feito nos tempos de Dom Samuel Ruiz García e ratificado em sua validade por um servidor há 14 anos".

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...