terça-feira, 17 de setembro de 2013

Rumo à Plena Comunhão?



(Catholic Culture  |  Tradução Blogonicus) O líder da Igreja Católica Caldeia escreveu ao seu equivalente na Igreja Assíria do Oriente propondo que eles conduzam as duas igrejas a uma comunhão plena.

O Patriarca Caldeu Louis Raphael I Sako enviou um cumprimento de aniversário ao Patriarca Assírio Mar Dinkha IV e sugeriu que as duas igrejas "comecem um diálogo pela unidade, que é desejo de Jesus". A comunhão plena com a Igreja Caldeia também traria a Igreja Assíria em comunhão com a Santa Sé, observou o patriarca católico.

"O começo deste diálogo é urgente, em face aos grandes desafios que ameaçam a nossa sobrevivência", escreveu o Patriarca Sako, fazendo referência ao futuro incerto da minoria cristã no Iraque. "Sem unidade, não há futuro para nós", ele disse.

A Igreja Assíria se separou de Roma no século V, demonstrando simpatia pelos ensinamentos nestorianos que haviam sido condenados pelo Concílio de Éfeso. Entretanto, os líderes da Igreja Assíria se distanciaram da doutrina nestoriana e em 1994 uma declaração cristológica foi assinada pelo Papa João Paulo II e o Patriarca Mar Dinkha IV, aparentemente resolvendo as diferenças doutrinais.

A Igreja Caldeia, que foi restaurada à unidade com a Santa Sé em 1552, compartilha as suas raízes históricas com a Igreja Assíria e os fiéis de cada comunidade compartilham os sacramentos [NdT, algo proibido pela Igreja Católica, diga-se]. Mas não há um acordo formal entre as duas igrejas.

"Se reconhecemos que professamos a mesma fé, neste ponto me pergunto quais são os obstáculos para que caminhemos juntos rumo a unidade plena entre nós", destacou o patriarca católico à agência de notícia Fides. O prelado católico afirmou que espera uma resposta do prelado assirio.


****

Resta-nos saber se tal investida ecumênica renderá os frutos que pretende. Em 2008, Mar Bawai Soro, um bispo Assírio, se converteu ao catolicismo através da Igreja Caldeia juntamente com 6 padres e 3000 fiéis leigos. O movimento de Soro foi discreto, certamente para não alarmar a comunidade "ecumênica dialogante ad aeternum".

Embora a comunidade assíria nativa, que vive no oriente médio, esteja muito próxima da católica, sobretudo pela perseguição islâmica que ambas sofrem, é na diáspora que se encontram os mais resistentes a qualquer forma de unidade. Na Austrália se encontra uma importante parcela dos Assírios separados que são, absolutamente, anti-romanos. Sentimento semelhante se vê nos EUA, onde reside Mons. Bawai Soro, que é chamado de Vossa "Des"Graça pelos cismáticos.

Abaixo coloco algumas fotos de Mons. Soro já celebrando como bispo católico oriental.








Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...