quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Nova Encíclica de Francisco segundo Cardeal Grech



(CNA/EWTN) - De acordo com um cardeal, uma nova encíclica que está sendo escrita pelo Papa Francisco ajudará a responder como viver um voto de pobreza no mundo moderno.

"Atualmente, definir a pobreza não é muito fácil porque não é uma questão de pobreza radical", afirmou o Cardeal Prosper Grech, um frade agostiniano. "Mas uma encíclica sobre a pobreza ajudará todas as ordens religiosas a definir como realmente viver a pobreza nas nossas sociedades".

Em maio um bispo italiano revelou no seu site diocese que o Santo Padre estaria trabalhando numa encíclica intitulada "Bem-aventurados os pobres". A primeira encíclica do papa, "Luz da Fé" (Lumen Fidei), foi publicada em julho e escrita sobre os textos do seu predecessor Bento XVI.

O Cardeal Grech, co-fundador do Institutum Patristicum Augustinianum em Roma, acredita que uma encíclica ajudaria a "definir a nossa postura sobre a pobreza."

A definição de pobreza é diferente dependendo de onde se vive, o frade de 87 anos explicou.

"A pobreza na África significa uma coisa e a pobreza nos Estados Unidos ou na Europa significa outra", disse ele. "É uma questão de proporção." Ele acrescentou que a falta de propriedade privada está entre as causas da pobreza.

Os leigos também se beneficiarão do documento, observou ele.
"Vivemos em uma sociedade secularizada", explicou. "Discotecas e clubes noturnos não são os melhores lugares para se obter vocações".

Em março, o cardeal Grech liderou a oração de mediação para o conclave que elegeu o cardeal Jorge Bergoglio como Papa Francisco.

Após sua eleição, o Papa disse, brincando, ao cardeal Francisco Grech, "Bem, você nos deu uma conferência muito boa, mas veja só o que saiu dela!".

"Bem, nós não somos todos infalíveis como você", respondeu o cardeal Grech. "Nós cometemos erros".

Antes de sua eleição para o papado, o cardeal Bergoglio era conhecido por seu estilo de vida simples e humilde, quando ele serviu como arcebispo do Rio de Janeiro(sic) [NdT, como todos sabem, Bergoglio era arcebispo de Buenos Aires]. Ele iria tomar o transporte público, visitava favelas e morava em um apartamento muito simples.

Como Papa ele escolheu viver no apartamento Casa Santa Marta, entre funcionários do Vaticano, deixando o tradicional apartamento Papal.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...