quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Depois de Boff, agora Cardenal elogia Francisco


(Religion Digital) Ernesto Cardenal – poeta, sacerdote, teólogo e político nicaraguense – se referiu ao Papa Francisco como um “papa revolucionário” e acredita que está levando a Igreja a um novo curso, durante a sua breve estadia por Buenos Aires, onde será homenageado pelo Ministério de Educação da Nação, e a caminho da feita do livro de Mendoza.

Cardenal sendo publicamente advertido
por João Paulo II
Com um caminhar lento – bengala, cabelo e barba branquíssimos sob a boina negra, sandálias caribenhas – o poeta da Teologia da Libertação, de 88 anos, e inimigo da pompa vaticana, ministro do governo revolucionário sandinista, motor da experiência marxista marxistas em Solentiname [NdT arquipélago ao sul do lago Nicarágua, onde Cardenal se instalou em 1966 como pároco e desenvolveu uma pequena comunidade “alternativa” para artistas em 1970, que persiste até hoje.]  fala de Francisco como o Papa revolucionário.

“De maneira nenhuma esperávamos um papa do nosso continente, nem um papa revolucionário neste momento, porque foi eleito entre os cardeais que foram escolhidos pelos dois últimos papas (João Paulo II e Bento XVI), conservadores e reacionários. Então de onde sairia um revolucionário? E saiu”, refletiu no hotel portenho em que está hospedado.

Francisco “realmente está mudando o curso, está fazendo coisas que deveriam ser feitas há muito tempo e ninguém fazia, como não querer usar o papamóvel e pedir que o levem num carro mais simples do Vaticano”, expressa Cardenal assimilando cada palavra, dando tempo para que se deixem escutar.

“O que é algo muito lógico que se fizesse, se é um discípulo de Cristo que diz que os últimos serão os primeiros, as coisas seriam o inverso do que são e é isso que ele está fazendo, um Papa imprevisível, como agem os santos”, afirma este poeta capaz de conciliar ciência, fé, revolução e marxismo com poesia, escultura e pintura entre outras tantas vocações.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...