terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Obra de Mons. Gherardini em português

A Editora Pinus lançou o primeiro livro de impacto do Mons. Gherardini, Concílio Ecumênico Vaticano II - Um debate a ser feito.

A obra já é conhecida por todos nós, através dos vários trechos que circularam na blogosfera, agora, entretanto, temos a oportunidade de mergulharmos no pensamento de um grande teólogo vivente, em português.

Mons. Gherardini vem ganhando notoriedade internacional nos últimos anos, da mesma forma que Dom Athanasius Scheneider, Pe. Uwe M. Lang e alguns outros nomes de sacerdotes que, acima de tudo, prezam pela boa teologia... aquela que ainda merece o título de "Católica".

O livro certamente não busca criar consenso, mas quer ser ao mesmo tempo uma ferramenta de interpretação, de juízo e condenação, em alguns aspectos. Mons. Gherardini propõe um diálogo mais realista sobre o Vaticano II, algo que, como ele próprio confessou posteriormente, não foi cogitado pelas autoridades vaticanas.

O debate foi lançado, ainda que não oficialmente. O grande mérito da obra de Gherardini, além do valor teológico intrínseco, é a sua condição de demolidor do pseudo-dogma da inquestionabilidade do Concílio mais complexo dos últimos 1000 anos.

Todos os lados que buscam interpretar o Vaticano II reconhecem que não houve evento mais significativo para a história da Igreja, sendo muito maior o seu alcance que Trento, cujas reformas levaram quase 150 para que fossem postas em prática - as do Vaticano II (ou do seu "espírito") foram conduzidas em 5 ou 6 anos! Contudo ainda falta buscar exatamente o significado do Vaticano II, para que assim seja dado seu lugar na história: exaltado, revisado ou condenado.

A obra de Mons. Brunero Gherardini, um dos príncipes teólogos da Santa Sé, é importante e vai ocupar seu lugar na história. E agora pode ser lida em português. Clique para adquirir.

Agradecimento aos amigos de Brasília pelo lembrete!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...