terça-feira, 23 de agosto de 2011

Cardeal de Houston cria paróquia tradicional

A notícia publicada hoje no blog "Rorate" nos mostra que sim, é possível obedecer o Papa!
O cardeal arcebispo da maior cidade do Texas, Dom Daniel N. DiNardo, anunciou que irá erigir uma paróquia pessoal dedicada inteiramente ao rito "tridentino", sendo colocada aos cuidados dos padres da Fraternidade Sacerdotal São Pedro.

A paróquia contará com uma igreja própria, um salão paroquial e toda a estrutura necessária ao seu funcionamento, incluindo uma escola nos planos futuros da instalação. O terreno foi doado à diocese para este fim.

O mais importante desta notícia é ver que há nos EUA uma vigorosa e crescente comunidade que se reúne para a missa na sua forma extraordinária. Vigorosa porque aguentou anos de negligência por parte de um grupo de bispos que, graças ao bom Deus, vem sendo substituído. Crescente porque não haveria sentido começar uma paróquia pessoal se os fiéis dessa paróquia fossem estagnados ou simplesmente saudosistas; a paróquia se reúne em torno de Cristo e é jovem!

A Fraternidade Sacerdotal São Pedro está na contramão da Igreja nos EUA. Enquanto em diversas dioceses há o fechamento de paróquias, inclusive paróquias com mais de 100 anos, e os seminários são unidos uns aos outros pela impossibilidade de cada diocese manter o seu próprio, a FSSP participa na criação de novas paróquias e mantém um belíssimo e enorme seminário nos EUA.

É claro que a mudança no episcopado norte-americano, antes um filho rebelde, tem contribuído para o desenvolvimento e o alinhamento da Igreja nos EUA com a Igreja em Roma. Novos bispos são nomeados para, claramente, desconstruírem o (péssimo) trabalho dos seus predecessores. É o caso de Miami, Los Angeles e da Filadélfia.

De modo especial o cardeal Houston já se mostrou um colaborador de várias decisões de Bento XVI. Na recente assembléia da Conferência Episcopal dos EUA, Dom DiNardo deixou claro que o seu seminário diocesano está pronto para acolher e formar os clérigos anglicanos que formarão, ainda este ano, o Ordinariato americano.

Mas e o Brasil? Bom, as coisas nesta Terra de Santa Cruz andam mais lentamente. O Brasil encontra-se exatamente na mesma condição que os EUA estavam em 1980. Precisamos de um "Plano de Aceleração da Liturgia" para levar o país a um novo estágio do desenvolvimento litúrgico e teológico.

Um comentário:

Antonio Augusto disse...

Gostei da foto... difícil ver um cardeal com sotaina vermelha ultimamente...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...