sábado, 16 de julho de 2011

Mais sobre o Bispo de Saltillo

Se você não conhece o bispo de Saltillo, recomendo leitura aqui.
Fonte: ACI digital via Apostolado Spiritus Paraclitus

“Queremos um Bispo católico”: Mensagem em mantas para Dom Vera em Saltillo

Um grupo de pessoas ainda não identificadas colocaram ontem quatro mantas nas grades ao redor da Catedral de Saltillo (México) com uma mensagem para Dom Raúl Vera, bispo desta diocese: “Queremos um Bispo católico”.

Conforme informa em sua edição de hoje o jornal mexicano Vanguarda, o Prelado se negou a opinar sobre estas e outras mensagens colocadas nas mantas que questionam seu trabalho na diocese de Saltillo aonde promove e apóia o grupo gay São Elredo, apesar de sustentar posturas contrárias à doutrina católica sobre a homossexualidade.

Através do departamento de comunicação da Diocese de Saltillo, o Bispo Vera assinalou que poderia emitir uma opinião uma vez que conheça todos os detalhes dos fatos.

Em junho deste ano, Noé Ruiz, coordenador do grupo São Elredo, assinalou que solicitarão às novas autoridades de Coahuila, estado mexicano onde se encontra a diocese de Saltillo, que o pacto civil que regula as uniões homossexuais seja chamado de agora em adiante “matrimônio“.

Ruiz assinalou naquela ocasião que “o que nós queremos propor é, além do pacto civil (que regula as uniões homossexuais), melhoras e facilidades na adoção, segurança social, e temos a proposta de mudar o nome de Pacto Civil a Matrimônio”.

Sobre as mantas retiradas esta manhã que questionam o Prelado, membros do pessoal da Catedral de Saltillo disseram que desconhecem quem as pendurou e quem as retirou. “Nós não as temos, nem o pessoal daqui as retirou”, disse uma das assistentes da Catedral.

A diocese de Saltillo

O Bispo da diocese de Saltillo, Dom Raúl Vera López, expressou repetidamente seu apoio à união civil entre pessoas do mesmo sexo e promove o grupo gay São Elredo, que sustenta princípios contrários à doutrina católica.

Em março deste ano Dom Vera, através de seu website, expressou seu apoio ao 4º Foro de Diversidade Sexual, Familiar e Religioso, organizado pelo grupo São Elredo, no qual eram promovidas, entre outras condutas contrárias à Igreja Católica, o ativismo gay, a sexualidade ativa de casais homossexuais e a adoção de crianças por parte destes.

Ao ser contatado por telefone pela agência ACI Prensa, o Pe. Robert Coogan, assessor espiritual do grupo São Elredo, assinalou que para as pessoas homossexuais “a única resposta que oferece o Catecismo é dizer-lhes que vivam o celibato e isso não é adequado”.

O sacerdote, que também expressou seu apoio à legalização da união de pessoas do mesmo sexo e à adoção de crianças por parte delas, manifestou que “temos um apoio firme do Bispo” Raúl Vera.

Noé Ruiz, coordenador do grupo São Elredo, confirmou à ACI Prensa que o propósito dos foros que organiza este grupo, como o que foi realizado em março, é “que as pessoas saibam que entre duas mulheres, dois homens, podem criar um filho e vivem da forma mais normal e mais comum”.

A ACI Prensa também recolheu a preocupação de diversos grupos pró-família de Saltillo para quem o agir do grupo São Elredo é daninho para eles mesmos e para a sociedade.

Nas palavras da Natalia Niño, presidente da Associação Familias Mundi em Saltillo “não estamos de acordo com a formação de famílias entre pessoas do mesmo sexo porque uma família nasce de um matrimônio, e um matrimônio é uma vocação que se dá entre duas pessoas de sexo oposto, porque assim é complementar”.

ACI Prensa entrevistou também o Pe. Leopoldo Sánchez, quem se desempenhou até poucos atrás meses atrás como assessor espiritual no México do grupo Courage Latino, uma instituição que realiza um ministério pastoral com pessoas homossexuais em fidelidade à doutrina católica.

Nesta entrevista o sacerdote explicou que “o caminho é o amor, este amor, a Igreja nos recorda, tem a peculiaridade de ser um amor que se vive na castidade”, a qual “estamos chamados absolutamente todos os cristãos, tenham a atração ao mesmo sexo ou não a tenham”.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...