sexta-feira, 15 de julho de 2011

CNBB e a China

Dor e preocupação são os sentimentos que suscitou no Vaticano a nova ordenação episcopal ilegítima realizada hoje na China. Em Shantou, na região de Guandong, foi ordenado bispo o sacerdote Joseph Huang Bingzhang, sem mandato pontifício, como aconteceu há apenas duas semanas, em 29 de junho, com a ordenação do bispo de Leshan. O acontecimento de hoje “é acompanhado e visto com dor e preocupação, porque é contrário “à união da Igreja universal”, comentou o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi SJ, segundo informa a Rádio Vaticano. Foram obrigados a participar da ordenação também alguns bispos em comunhão com o Papa, que haviam rejeitado a fazer parte da cerimônia.
fonte: Zenit

Na noite de hoje, 14, a comitiva da Administração do Estado para Assuntos Religiosos, do Governo da República Democrática da China, participou de audiência com o secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leonardo Ulrich Steiner, na sede da CNBB, em Brasília.
Composta pelo vice-ministro para Assuntos Religiosos, Jiang Jianyong, e 11 outros funcionários do Governo Chinês, a comitiva foi à CNBB com o objetivo de conhecer o trabalho realizado pela Igreja Católica no Brasil e propor um intercâmbio entre as duas Conferências Episcopais.

***

Acima de tudo é lamentável mais um escândalo patrocinado pela Conferência dos Bispos do Brasil. Enquanto, como ressaltou o blog Rorate (que retransmitiu a notícia do Fratres), a Santa Sé luta contra o Golias do governo chines, a CNBB se presta a um papel contrário, adulando aqueles que, sem receio, chegam a matar clérigos fiéis ao Papa em suas prisões.

Como notou o Rorate, a página da CNBB retirou a notícia dos seus servidores. Inútil, porque o Fratres já mantém  registrada a imagem dantesca dos apóstolos que, por menos de 30 moedas, traem Nosso Senhor.

A CNBB removeu a página do servidor. Uma estratégia já conhecida, prática corrente das instituições católicas brasileiras. Fazem, se ninguém reclamar, deixam por lá, caso contrário, removem rapidamente. Com certeza receberam ordens superiores para que removessem a matéria do site oficial. Há, em Brasília, um exímio pianista que sabe orientar muito bem os bispos brasileiros quando o assunto é afrontar a Santa Sé.

O setor de imprensa da CNBB certamente fica com os dois olhos bem abertos, vigiando a blogosfera, especialmente o Fratres. A matéria estava no site desde ontem, para quem acompanha os feeds da CNBB, e foi postada após as 18 horas. Foi só aparecer no Fratres e no Rorate que, puff, num passe de mágica "Erro 404".

O que pensar de tudo isso? Primeiro, a covardia. Fazem e depois querem esconder. Que tipo de Conferência é esta que temos que supera, a cada dia, o seu pior? O que virá depois?

Segundo, a traição. Enquanto o Papa sofre por mais uma sagração ilegal, a CNBB confraterniza com aqueles quem mantêm a Igreja chinesa cativa. Isso nos leva a uma pergunta grave sobre o alicerce da famosa "comunhão plena" que se ouve falar na Igreja. O que esse termo quer dizer exatamente?

O Rorate fala numa "igreja descontrolada" -  a Church out of control. O Fratres se refere ao “cuidado especial pelos pobres” da mentalidade marxista-cnbbista faz com que se estabeleça um interesse mútuo: da parte da igreja cismática chinesa, pelos métodos subversivos da Igreja no Brasil". Duas análises ponderadas pelos fatos e dramaticamente acertadas.

Escrevendo estas linhas, neste exato momento, a notícia toca também o mundo hispanohablante através do Blog Secretum Meum Mihi.

Será transmitida a todo o mundo, acredito eu, em menos de 12 horas. Mas já chegou ao Vaticano, tenham certeza.

A imagem de uma igreja descontrolada, que beira o cisma de fato, é a imagem do Brasil.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...