domingo, 19 de junho de 2011

Anglicanos americanos escolhem ordinariato

Antes da eleição da sua primeira bispa!

Já não é segredo que uma paróquia episcopal norte-americana escolheu, pelo voto, pertencer ao futuro Ordinariato Americano que será estabelecido. A paróquia de São Lucas, em Washington, se encaminhará ao Ordinariato com boa parte dos seus leigos, seu paroco e também o seu prédio, algo inédito na história do anglicanismo norte-americano.

Enquanto vários membros dissidentes da Igreja Episcopal dos EUA lutam na justiça pelo direito aos prédios (capelas, igrejas, santuários, etc), com processos milionários, o bispo anglicano de Washington permitiu e facilitou a debandada dos anglo-católicos. Por quê? Bom coração? Talvez. Ou não.

No último sábado (18/06) a Convenção geral da diocese (uma espécie de sínodo local) elegeu como sucessor do atual bispo a senhora Mariann Edgar Budde, reverenda e pároca (sic) de uma comunidade em Maryland.

A vitória de Budde foi esmagadora, recebendo 239 votos (137 do clero e 102 dos leigos); o segundo colocado na eleição foi o reverendo Samuel Candler, com 65 votos no total.

A vitória de Budde, ainda, consolida a nova política adotada pela Igreja Episcopal e coloca sua agenda em marcha: renovar e remover as lideranças diocesanas e substituí-las por novas lideranças, anti-evangélicas. Assim, o número de bispAs nos últimos 10 anos aumentou sensivelmente e a igreja já conta com dois bispos (um bispo e uma bispa) abertamente homossexuais.

Em todas as eleições anglicanas nos EUA há pelo menos duas candidatas do sexo feminino e, frequentemente, elas vencem.

Talvez, e devo reforçar que é só uma suposição, a generosidade do atual bispo de Washington veio apenas de uma necessidade prática, visando evitar conflitos com a futura liderança diocesana. O bispo de Washington, permitindo a partida dos anglo-católicos sem reclamar ou brigar, evitou uma tensão num momento de transição para o bispado feminino. Os anglo-católicos evidentemente não aceitam o sacerdócio feminino, muito menos aprovam o episcopado para mulheres.

O real motivo nós, talvez, não conheceremos, mas o mais importante é que a paróquia caminha rumo ao Ordinariato que, por sua vez, caminha para ser estabelecido no outono próximo no hemisfério norte. Rezemos.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...