sábado, 14 de maio de 2011

(Novo)Ecumenismo de Bento XVI

Cardeal Koch fala no Congresso sobre Summorum Pontificum

O antigo presidente do Conselho para a Unidade dos Cristãos não era um amigo do mundo dito tradicionalista, mas parece que seu sucessor, cardeal Kurt Koch consegue andar por esse mundo com uma desenvoltura digna de atenção. Isso mostra que há em Roma uma nova postura sobre o movimento ecumênico.

O cardeal Koch foi um dos palestrantes no encontro sobre o Motu Proprio Summorum Pontificum em Roma que está acontecendo bem no momento mais importante do ano para aqueles que amam a liturgia antiga.

Na sua intervenção, ao lado de prelados já conhecidos como os cardeais Burke e Cañizares, o cardeal Koch chamou atenção pela notável compreensão sobre a hermenêutica da continuidade e sobre a linha de ruptura adota pela Igreja em alguns âmbitos.

Dom Koch afirma que Summorum Pontificum promoveu, de fato, um ecumenismo "intra-católico", ou seja, dentro da Igreja. Tal afirmação não é desmedida, porque muitos católicos eram vistos como uma outra classe de católicos, sobretudo pelos prelados aggionardos pela hermenêutica da ruptura.

O texto será publicado no L'Osservatore Romano, algo muito impressionante considerando o histórico recente do jornal do Papa. Em breve alguém com um conhecimento um pouco melhor da língua italiana poderá publicar a tradução completa da intervenção do cardeal.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...