sábado, 7 de maio de 2011

Detalhes de uma consagração episcopal (Russa)

Nesta semana o Patriarca Kirill (ou Cirilo, na versão aportuguesada) de Moscou, Igreja Ortodoxa Russa, consagrou (eles não usam o termo "ordenou") um novo bispo.
Como a Igreja Ortodoxa Russa é sinodal, ou seja, todas as decisões são tomadas pelo Sínodo, a consagração de um novo bispo é também uma decisão tomada em conjunto. Isso explica a presença maciça de bispos e metropolitas durante a consagração da cada um dos novos bispos. Explica também o costume do Patriarca, cabeça do Sínodo, ser sempre ou quase sempre o consagrante principal.
Infelizmente o site da IOR não deixou muitas fotos disponíveis, mas as que coloquei abaixo são interessantes e ofereço um breve comentário.

O bispo eleito. Reparem que ele usa mitra, provavelmente por direito concedido pelo Sínodo. Os arquimandritas, equivalente ao nosso Monsenhor, usam cruz peitoral e, em alguns casos, mitra.

Como já escrevi anteriormente, os ortodoxos não usam a mesma lógica nas cores que nós, latinos. O Patriarca está parementado de vermelho, cor litúrgica da páscoa, assim como todos os outros clérigos presentes. O bispo eleito está de branco, mas poderia estar usando amarelo ou outra cor.

Aqui ele já se encontra paramentado como bispo, com seu omophoriom (parecido com o pallium) e com a mitra com uma cruz, característica da mitra episcopal. Os ortodoxos têm dois tipos de mitra, a episcopal encimada por uma cruz e a sacerdotal, sem cruz.

Aqui o Patriarca cercado pelo clero e por um diácono.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...