sexta-feira, 11 de março de 2011

Missa Tradicional cancelada nos EUA



Anunciada para o mês de abril, como uma homenagem do Instituto Paulus ao Santo Padre pelo aniversário da sua eleição, a missa tradicional no Santuário Basílica da Imaculada Conceição, em Washington D.C, foi cancelada.

O presidente do Instituto, Paul N King, enviou uma mensagem onde afirma que o celebrante, arcebispo DiNóia (secretário da Congregação para o Culto Divino), desistiu do convite para rezar a missa por causa de "uma mudança de circunstâncias". Mais detalhes são, até o momento, impossíveis.

Ao que tudo indica foi a cúpula da arquidiocese de Washington que não desejou repetir a missa na sua forma extraordinária. No ano passado a missa foi, pela primeira vez em quarenta anos, celebrada na Basílica e transmitida ao vivo pela rede de TV EWTN, sendo um retumbante sucesso e um marco do ano de 2010 nos EUA.

Isso me lembra um pouco a missa de aniversário da Latin Mass Society onde o então arcebispo Raymond Burke, já trabalhando no Vaticano, passou por uma situação imensamente desconfortável ao ver sua entrada na diocese de Westminster proibida (delicadamente, é claro!) pelo então cardeal-arcebispo Cormac Murphy O'Connor.

Se realmente o cancelamento da missa aconteceu por causa de algum ato da Cúria de Washington, isso só mostraria o quão repetitivo e nada criativos são os monsenhores e cardeais que odeiam a missa tradicional... e seria um claro sinal da sua estupidez, porque francamente, um tradicionalista feliz é controlável, mas um bravo... 


Fonte: Rorate / WDTPRS

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...