sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Perigo? Onde? - Anglicanos

Algumas pessoas não conseguem reagir bem ao perigo. Riem, disfarçam, tentam ignorá-lo. Mas o problema continua lá, ameaçando e espreitando. Uma reação que está tomando conta do mundo anglicano inglês é a tática do avestruz: enterra a cabeça na areia e finge que nada está acontecendo até o perigo passar.

Por pouco mais de um ano o Ordinariato foi só uma ameaça textual, existia apenas num mundo abstrato das idéias e, principalmente, das incertezas. Ninguém sabia como seria ou se seria. Era apenas uma possibilidade oferecida pelo Papa.

Agora, após a ordenação diaconal dos três ex-bispos tradicionalistas anglicanos, o ordinariato cruzou a fronteira  e penetrou no mundo real. Está acontecendo e acontecendo rápido. Os agora diáconos estão confiantes que o Ordinariato, embora num tamanho reduzido num primeiro momento, irá sim crescer e produzir grandes frutos dentro da Igreja.

Mas a convicção dos diáconos, os primeiros clérigos do Ordinariato, parece não ser compartilhada pelos seus ex-pares anglicanos. Perguntada pelo ENInews sobre a possível onda de fiéis anglicanos ao catolicismo via porta do Ordinariato, Christina Rees responde:

"Absolutamente não! O que vamos ver é um pequeno número de clérigos que decidiu aceitar a oferta do papa de aderir ao Ordinariato junto com um punhado de bispos aposentados. E talvez vamos ver algumas dezenas de leigos das congregações da Igreja da Inglaterra tornarem-se católicos sob estes termos".

Essa opinião foi compartilhada em várias partes do mundo. Para alguns anglicanos liberais o Papa lhes fez um favor livrando a comunidade anglicana dos anglo-católicos e deixando o terreno livre para a consolidação absoluta do liberalismo, do relativismo e do revisionismo. Para outra porção dos anglicanos o número de convertidos será muito pequeno porque aceitar o primado do Papa é inaceitável, segundo eles, para um autêntico anglicano. Ambos concordam que o Ordinariato será um grande fracasso quando comparado às expectativas de todos.

Eu não acredito nisso. O Ordinariato será sim um sucesso graças ao relativismo moral e teológico instalado na comunhão anglicana. O anglicanismo começa a dar sinais claros de cansaço e inviabilidade enquanto corpo separado da Igreja católica. 

Na mesma matéria do ENInews, lemos o nome de mais um bispo anglicano - dessa vez da TAC - que pretende ser ordenado ao catolicismo até fevereiro. O bispo anglicano Robert Mercer espera ansiosamente por sua ordenação sacerdotal e por contribuir com o ordinariato.

Como diria o cardeal Kasper (quem diria!) é hora do anglicanismo escolher se é católico ou protestante. Se for católico, optará pelo Ordinariato. Se for protestante, então será sugado pelo famigerado ciclone ideológico do protestantismo. 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...