terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Eco-padres coreanos da terceira idade

A "Associação de Padres Católicos pela Justiça" (bonito nome) pediu publicamente a renúncia do cardeal arcebispo de Seul, Dom Nicholas Cheong Jin-suk, que renuncie imediatamente. E por quê?

Bom, se você acha que o arcebispo, criado cardeal por Bento XVI em 2006, deve renunciar por ter acobertado casos de pedofilia no clero, engana-se. Talvez o arcebispo tenha sido contra o Motu Proprio Summorum Pontificum e os padres, enfurecidos, tenham pedido sua cabeça publicamente... Ah, você realmente acredita que isso é possível? Ou quem sabe o bispo tenha implantado o Motu Proprio, provocando a ira do clero local! É mais provável, mas não foi esse o caso. Então, o que aconteceu?

Bom, essa tal "Associação", formada por: padres-coreanos-aposentados-que-deveriam-estar-rezando (mente ociosa, casa do diabo) é contrária ao projeto de revitalização de quatro rios da Coréia do Sul e acusa o arcebispo de "dividir" a Igreja por sua posição, segundo eles, pró-projeto.

O "The Four Major Rivers Restoration Project" prevê a restauração, redistribuição e uma completa revolução no sistema hídrico sul-coreano. Prevê solucionar problemas de abastecimento da população da península e a restauração do ecossistema local.

Mas, sabe como é, os padres velhinhos são contra!
A fúria dos prelados da terceira idade se tornou palpável depois que o cardeal disse que os cientistas e não os padres deveriam cuidar do projeto. Ora, vejam!

Isso me lembra o projeto de transposição do rio São Francisco, com todo o drama do bispo em greve de fome.

O cardeal foi absolutamente sensato no que disse. O projeto envolve uma competência técnica que os padres e bispos não possuem. Ou será que um dos pré-requisitos para se entrar no seminário na Coréia do Sul era possuir algum conhecimento de engenharia hídrica ou algo parecido...

Quando os bispos palpitam em algo absolutamente técnico, como sistema cambial ou reforma tributária, por exemplo, raramente a coisa dá certo.

Você pode dizer: Ah, mas o projeto vai secar os rios, vai destruir a vegetação, a "garça do penacho dourado" vai ser extinta porque vai ficar sem alimento, blábláblá.
Pensa direito! Se o projeto fosse feito no Brasil, daria até pra desconfiar que uma verdadeira burrada ambiental pudesse ser feita, mas é na Córeia do Sul! O país é do tamanho do Rio Grande do Sul, alguém acha, sinceramente, que eles iriam sabotar o próprio abastecimento de água? Aparentemente os desconfiados clérigos (e você) acreditam que sim.
Pobre cardeal!

2 comentários:

Rafael Vitola Brodbeck disse...

Pelo menos a Coréia do Sul é anticomunista. Já o RS, guerreiro, heróico e valente, se acovardou, renunciando às suas mais caras tradições, e elegeu Tarso Genro.

Pobre do meu Estado...

Renato disse...

E do jeito que anda o pensamento da Santa Sé, é bem capaz de pedir também a renúncia desse Cardeal!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...